O vídeo completo da entrevista do Bill em Berlin, o víde tem pouco mais de 9 minutos, e para assisti-lo basta clicar no link abaixo:
Vídeo aqui!
TRADUÇÃO:
Wickert: Berlim é a cidade a qual eu mais gostaria de viver. Porque para mim, Berlim é uma metrópole. Quais são as características de uma metrópole? As características são, primeiro, questões internacionais e eu penso que cidades que são “quebradas” são muito bonitas porque no intervalo em que a cidade está crescendo há algo novo que as pessoas dizem: “nós poderíamos tentar algo novo”. Há jovens chineses, jovens russos, jovens franceses que estão indo para Berlim e dizem: “aqui nós encontramos liberdade e sugestões que não encontraríamos em outras cidades”. Eu achei a biografia desse jovem garoto muito empolgante porque ele criou muito jovem, uma identidade própria para ele mesmo. Ele disse: “Eu gosto de ser diferente dos outros e irei fazer isso, embora os outros gostem de me intimidar” e é empolgante.
Bill: Para mim, é a hora de demonstrar as ideias de Wickert, eu tinha 16 ou 17 anos e esse foi naturalmente o tempo em que não vi. Mas para mim, é um tema abrangente e também para a minha geração. Todos o conhecem, ele teve uma grande função. Percebe-se por trás de todos os seus temas que ele trata de apoiá-los e ele não é um locutor chato e o que ele diz, pode ser entendido com facilidade. Minha família ficou muito empolgada quando eu os disse: yeah, eu encontrei o Ulrich Wickert e nós passamos um tempo juntos. Acredito que há etapas que eu não poderia ultrapassar como eu faço, e eu posso fazer isso com este interlocutor hoje e eu estou muito feliz em conhecê-lo. O hotel foi o hotel de todas as vezes que estive na Alemanha e já é como um próprio lar.
Wickert: Você viveu nesse hotel por volta de três anos depois da operação?
Bill: Sim, eu não tinha estado aqui muito tempo e então nós voltamos e eles foram tão legais. Eu pensei: okay, eles me deram o mesmo quarto. E então eu entro no quarto e penso: okay, eu não posso ficar aqui, eu preciso sair. E mudei o quarto porque eu achei que foi o tempo mais difícil e exaustivo da minha carreira. Isso foi quando minha voz não estava bem e eu tive de fazer a operação e foi, psicologicamente, pesado também.
Wickert: É claro.
Bill: Eu estava assustado e eu não sabia o que aconteceria depois.
Wickert: O que houve com a sua voz?
Bill: Eu tive cistos nas minhas cordas vocais e por causa disso, elas não fechavam e eu tinha de fazer muito esforço para alcançar uma nota e na verdade, eu estava completamente sem voz.
Wickert: Que complicado, você escrevia bilhetes ou o que?
Bill: Sim, eu tinha de escrever bilhetes e é claro que meu irmão me ajudou porque o bom é que nós simplesmente nos olhamos e ele sabe o que iria dizer. Ele foi meu porta-voz durante esse tempo.
Wickert: Então, é a parceria ideal?
Bill: Absolutamente, quero dizer, sim. Eu acho que isso é de qualquer jeito uma parceria e um relacionamento constante na minha vida.
Wickert: Você já se sentiu como se um de vocês fosse o forte e o outro fosse o fraco?
Bill: Nós nos completamos. Nós dois temos algumas fraquezas, mas nossa energia, ou quando um está de mau humor ou tem uma crise, é o outro que o consola com ele próprio.
Bill: Esse é realmente um estúdio famoso e ser recebido onde surgiram álbuns muito famosos como o de David Bowie, por exemplo, e celebridades grandes gravaram lá.
Wickert: Uma pergunta que me ocorreu foi: como você obteve sua identidade? A identidade veio com o seu crescimento e com a linguagem, sobre o que você ouve, o que você aprende com sua família. Você obteve com mais ou menos oito ou nove anos apropriadamente, sua própria identidade, como isso ocorreu?
Bill: Primeiro, com seis ou sete anos Tom e eu saíamos vestidos iguais, nós tivemos as mesmas roupas e tínhamos um suéter com nossos nomes. Era assim que os professores sabiam qual de nós era o Bill e qual era o Tom. Depois, nossos interesses ficaram completamente diferentes, a música que ouvimos também e desenvolvemos outras direções. Eu acho porque, como um gêmeo, você sempre é visto como um gêmeo. Muitas vezes, eles responder com 'os gêmeos' em vez de seus nomes. E eu acho que nós dois desenvolvemos subconscientes totalmente próprios e isso proporcionou uma personalidade própria e isso começou realmente a colidir em nossa aparência. Temos sofrido muitas fases diferentes, mas sempre fomos muito extremos em tudo, nós dois nos vimos muito extremos e juntos chamamos a atenção de todos. É claro que não temos feito isso fácil para nós, mas para mim, desde cedo foi importante ser livre e eu sempre tive uma rebeldia em meu corpo e tenho hoje também. A rebeldia transmite liberdade na aparência, na música e em tudo. Para mim, liberdade é o mais importante e quando eu era novo foi importante para mim também.
Wickert: Para mim, “liberdade” é um termo incrível, mas, ser rebelde como você diz “tenha essa liberdade”.
Bill: Frequentemente você é tratado injustamente e eu tenho olhado do jeito mais difícil, discutido e mantive minha própria opinião e eu diria que está tudo bem para todos. Nós tivemos muitos problemas na escola, meus dias de escola foram absolutamente horríveis e eu odiava ir para a escola todas as manhãs. Quando eu pensava de volta, eu sabia que tinha feito isso difícil. A maioria das pessoas dizia que eu não poderia ir à escola com maquiagem em meus olhos e no dia seguinte, eu usaria maquiagem ainda mais escura e com meu cabelo escuro. Eu sempre tive boas notas e queria que me tratassem da mesma forma que os outros.
Wickert: Se alguém me decepciona, então eu digo “ele é assim e eu não quero ter contato com ele nunca mais”. Talvez eu faça isso para me proteger.
Bill: Eu acho que buscamos todos os dias alguém que tenha a mesma ideia que você, e mesmo que você pense no primeiro momento, “isso vai dar certo”, você deveria esperar e ver como isso irá se desenvolver. Isso funciona para relacionamentos e para trabalhos. Acho que é assim para tudo. Se há pessoas que te odeiam, também há provavelmente, pessoas que te amam. E por causa disso, você sabe que de qualquer forma, fez isso certo. Eu penso que se você se representa e se expressa, irradiará liberdade quando alguém tem medo disso e, amor e ódio estão sempre próximos então sempre me senti bem em saber que há pessoas que não gostam de mim.
Fonte da tradução: .x.